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03-11-2011

Antioxidantes X Radicais Livres

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O consumo regular de alimentos que contêm antioxidantes pode prevenir doenças e envelhecimento precoce.

 

Antioxidantes são substâncias que ajudam a combater os radicais livres. O consumo regular de alimentos que contêm antioxidantes pode prevenir a formação de placas de colesterol nas artérias, bem como o câncer, e ajuda a retardar o envelhecimento.

Os antioxidantes ainda incrementam e/ou permitem a manutenção da imunidade (capacidade do organismo de reagir eficazmente contra agentes ameaçadores, como vírus e bactérias).


Radicais livres são uma espécie de “ferrugem” das células. Eles se depositam nas células provocando seu desgaste e o envelhecimento prematuro. Esse “envelhecimento” pode levar a doenças como câncer, acidentes vasculares etc.


Veja a seguir onde você encontra os antioxidantes.


• Chá verde – é recomendável tomar de três a seis xícaras por dia. Além de sua propriedade antioxidante, o chá verde pode aumentar o metabolismo, ou seja, eleva o nível de energia que o corpo despende para realizar qualquer atividade. Isso significa que, sob o estímulo desse chá, o organismo vai gastar um pouco mais de energia para realizar suas atividades vitais, como respirar, pensar etc. Procure não tomar o chá verde durante as refeições principais, pois algumas substâncias podem interferir na absorção de certos nutrientes.


• Uvas roxa ou vermelha – as uvas, principalmente as vermelhas, são ricas em substâncias antioxidantes que previnem as doenças do coração e também o envelhecimento. Tomar até duas taças de vinho tinto ao dia pode ser benéfico ao coração, pois o vinho dificulta a adesão de placas de gordura nas artérias e reduz os riscos de infarto.


• Alho – rico em uma substância antioxidante chamada alicina, que é produzida com o esmagamento ou trituração do alho cru, e também responsável pelo seu odor característico. É um alimento inteligente, porque atua no nosso organismo reduzindo os níveis de colesterol ruim e promovendo a diminuição da pressão arterial.Estudos sugerem que se consumam dois dentes de alho por dia!


• Castanha-do-pará – rica em um mineral com ação antioxidante chamado selênio, importante na prevenção de câncer, do envelhecimento, de doenças associadas ao coração, bem como na manutenção da imunidade. A recomendação é de duas unidades por dia.


• Cogumelos – os do tipo shiitake, em especial, são ricos nas substâncias antioxidantes que estimulam as células de defesa a se livrarem das células tumorais (que causam câncer) e combatem as toxinas do organismo.


• Chocolate amargo – rico em antioxidante possui ainda a capacidade de prevenir o aumento do colesterol ruim (LDL).
Quando comemos chocolate amargo, ele produz uma substância precursora do neurotransmissor serotonina, uma substância química que ajuda na promoção da saciedade e do bem-estar!
Dica inteligente:
Um pedaço de chocolate amargo pode ser uma ótima escolha para o fim do dia, quando os níveis da “substância do bem-estar” costumam diminuir!

• Soja – o consumo freqüente de soja pode reduzir as chances de doenças do coração, pois esse alimento é rico em antioxidantes, que ajudam a diminuir as taxas de colesterol total, de triglicérides, do colesterol ruim (LDL). A soja possui ainda o benefício de aumentar o bom colesterol.
É recomendado consumir ao menos duas colheres de sopa de proteína de soja por dia.

Dica inteligente

• Use a soja cozida em saladas, temperada com ervas, tomate, cebola, azeite.
• Com a proteína de soja, você pode fazer molhos e pratos como almôndegas, hambúrgueres, estrogonofe.
• Habitue-se a usar os derivados de soja no seu dia-a-dia, além do queijo (tofu) e do leite.

2 comentários

  • Maryland Ba

    Delta Airlines

    Maryland Ba Quarta, 09 Novembro 2016 03:16 Link do comentário
  • Royale astuce

    Je reste fondamentalement persuadé que dans la conjoncture actuelle vous devez prendre en compte les préoccupations de la population de base dans l'élaboration d'un avenir s'orientant vers plus de progrès et plus de justice.

    Royale astuce Quarta, 02 Março 2016 22:22 Link do comentário

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