Emagrecendo

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13-02-2012

Orgânicos e diversão são bem-vindos na mesa da criançada

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'crianças imitam. por isso, os pais também têm que ter bons hábitos'

O mundo infantil é cercado de guloseimas e tentações. Todo mundo já foi criança e sabe disso! Mas é preciso equilibrar a alimentação dos pequenos e isso inclui ter alimentos orgânicos na dieta. A chef Sandra Mara Sanches diz que é um investimento necessário. “A educação alimentar é tão importante quanto as outras formas de educar”, diz ela, que também é professora de culinária para crianças.

Tudo começa pela alimentação dos mais velhos, que devem comer de forma saudável. “Crianças imitam. Por isso, os pais também têm que ter bons hábitos”, fala Sandra. E se esse não é o caso, tem que mudar seus próprios costumes à mesa. Como uma mãe pode dizer ao seu filho que ele tem que comer legumes se eles passam longe do seu próprio prato?

E por falar neles... invista nos legumes orgânicos. “Crianças têm que comê-los desde cedo. Isso é primordial e a regra número um”, explica a chef. Isso porque o nosso paladar é formado do nascimento aos cinco anos. “Os pais também têm que quebrar seus próprios preconceitos. Não é porque eles não gostam que os filhos não vão gostar. Você tem trauma de abobrinha? Experimente fazer de forma grelhada e com um pouco de shoyu, você vai se encantar!”, garante. Abuse também das ervas, “sempre superbonitas e medicinais”.

Aprenda a cozinhar! “Se você tem um filho, é o melhor a fazer! Esqueça o mundo dos embrulhos”, diz. É mais fácil do que parece. “Se você procurar na internet receitas saudáveis e naturais,vai encontrar mil soluções. Escolha livros com receitas naturais fáceis”. E, claro, gostosas. Esqueça o rótulo preconceituoso de que comida natural é sem graça.

As crianças têm que estar envolvidas no processo. Transforme a ida ao supermercado num momento de diversão. “É importante trazer a brincadeira para o ato da compra”, explica. Por exemplo, vocês podem brincar de escolher alimentos coloridos. Outro momento para a criança participar: a preparação da merenda. “Não prepare o lanchinho do seu filho sozinha. É importante que ele escolha, porque nosso corpo reconhece suas necessidades, é sábio. Às vezes, você acorda com uma vontade de comer queijo e não sabe o porquê. Talvez esteja com carência de proteína.”

Na hora do lanche, você também se inspirar nos bentôs, as caixas de lanche japonesas, em que legumes e frutas se transformam em personagens e desenhos. Um truque para incluir alimentos de todos os tipos, de forma balanceada. “Os orientais fazem do momento do alimento uma festa”, lembra. Para Sandra, os lanches divertidos são uma grande sacada, que devem ser levada a sério.

E com criatividade, não vão faltar soluções. “O prato de comida está muito branco? Coloque um gomo de mexerica no shoyu e dê um sabor agridoce à comida. Use a romã, pois estamos na época: que criança não vai adorar sementes cor-de-rosa num prato de salada ou arroz integral? Experimente também sementes de girassol, gomos de laranja... a refeição fica mais astral”. A criança também pode aprender a montar seus pratos. “O gergelim preto salpicado em um prato fica lindo, além de ser supernutritivo. Quando dou aula para crianças, além de ensinar o nome certo, digo que são lágrimas negras”.

Nunca perca o lúdico – e a saúde do seu filho – de vista. Mas Sandra reforça: “não adianta fazer um omelete com cabelinho de cenoura se os pais não têm uma boa alimentação”.

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