Emagrecendo

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04-11-2011

Pouco exercício já faz bem ao coração, diz estudo

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Sair do sedentarismo e praticar exercícios colabora para a redução de doenças cardiovasculares.

Quantas vezes por semana você troca o elevador pelas escadas? Tem o costume de brincar com os seus filhos, no mínimo uma vez por semana? Essas atitudes, por mais simples que sejam, podem diminuir as chances de ter uma doença cardiovascular.

Uma pesquisa da Universidade de Harvard, em Boston (EUA), mostra que mesmo pequenas sessões de exercício – cerca de 150 minutos, ou 2,5 horas, de atividade moderada por semana – podem reduzir o risco de doença cardíaca em aproximadamente 14%.

Segundo o estudo, quem faz mais – cerca de 300 minutos por semana, ou cinco horas – reduz o risco de problemas ao coração, incluindo ataque cardíaco e angina, em 20%, comparado a pessoas que não praticam qualquer exercício.

"Alguma atividade física é melhor do que nenhuma. E quanto mais, melhor", disse Jacob Sattelmair, autor do trabalho.

Os benefícios do exercício continuam a somar. Pessoas que disseram se exercitar por 750 minutos por semana (ou 12,5 horas) apresentaram uma redução de 25% no risco de doenças cardíacas. Mas isso representa muito mais horas de exercícios por apenas uma pequena redução de risco adicional, observou Sattelmair.

"A grande vantagem é iniciar uma atividade física", disse Sattelmair, agora diretor de pesquisa e estratégia da Dossia, organização em Cambridge, Massachusetts, cujo objetivo é melhorar a saúde do empregado, reduzindo custos.

"Se você passou de zero para 2,5 horas por semana, o benefício relativo é maior do que passar, digamos, de 5 a 7,5 horas por semana."

Atividade física moderada inclui andar rapidamente, fazer jardinagem, jogar tênis em dupla ou dançar. Atividade vigorosa significa correr, nadar, caminhar em subidas ou pular corda. Os pesquisadores não analisaram se exercícios vigorosos eram melhores do que os moderados para a saúde do coração. 

Pessoas fisicamente ativas também tendem a ter menor pressão arterial e melhor frequência cardíaca de repouso, o que exige menos do coração. Exercício pode ainda aumentar a sensibilidade à insulina, que é importante para a prevenção de diabetes, e aumentar modestamente o HDL, o bom colesterol.

No entanto, a atividade física não é a única chave para prevenção de doenças do coração. Seguir uma dieta saudável, manter o peso corporal equilibrado, evitar altos níveis de estresse, e manter a pressão arterial e os níveis de colesterol sob controle também contribuem.

2 comentários

  • Stanley Tyus

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    Stanley Tyus Terça, 08 Novembro 2016 23:03 Link do comentário
  • Mallie Paiz

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