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27-11-2013

Potencialize seu treino, através da alimentação!

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A alimentação adequada é de extrema importância para recuperar as perdas que se tem durante o exercício.

Sabe-se que a alimentação saudável e a prática de atividade física são fundamentais para a manutenção da saúde, além disso, essa associação é uma ótima opção para quem deseja ter bom desempenho no exercício físico e ficar satisfeito com a sua forma física.

A alimentação adequada é de extrema importância, para recuperar as perdas que se tem durante o exercício, o ideal é seguir sempre uma dieta equilibrada contendo todos os nutrientes que nosso corpo necessita, segundo a Diretriz Brasileira de Medicina do Esporte (2003), em indivíduos ativos, deve haver um equilíbrio de carboidratos (massas, pães, bolos, grãos integrais), de lipídios (óleos e gorduras) e de proteínas (diversos tipos de carnes e leguminosas).

 

AO CONTRÁRIO DO QUE MUITAS PESSOAS PENSAM O CARBOIDRATO É ESSENCIAL TANTO ANTES, QUANTO DURANTE (DEPENDENDO DA INTENSIDADE E DURAÇÃO DO TREINO) E DEPOIS DO TREINO, PORQUE COM O ESFORÇO DO EXERCÍCIO FÍSICO PERDE-SE A ENERGIA MUSCULAR, QUE DEVE SER REPOSTA. LEMBRANDO TAMBÉM QUE AS VITAMINAS E MINERAIS CONTIDOS NAS FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES AUXILIAM TANTO NA CONTRAÇÃO MUSCULAR, QUANTO NA RECUPERAÇÃO DO MÚSCULO APÓS A ATIVIDADE FÍSICA E PARA O EQUILÍBRIO DO SEU CORPO.

 

O ideal para ter um bom desempenho é alimentar-se antes e depois do treino, a dica é, antes, prefira alimentos fontes de carboidrato como bolo simples, cereal simples, géis de carboidrato ou frutas como banana ou maçã com canela, para fornecer energia, após o treino o recomendado é associar carboidrato e proteína como lanche de peito de peru light e queijo branco ou no caso de grandes refeições salada mista + arroz integral com brócolis + peixe grelado, para repor a energia perdida e ajudar no ganho de massa muscular.

 

Vale ressaltar que para todas as atividades a hidratação faz-se essencial, uma vez que a água participa da maioria dos processos realizados no nosso corpo. O ideal é manter a hidratação ao longo do dia e a cada 15 minutos de exercício ingerir algum tipo de líquido de preferência a água.

 

Lembre-se que nosso organismo é único e o acompanhamento nutricional deve ser personalizado e específico para cada pessoa, respeitando suas individualidades.  

 

Fale com a Nutricionista do Emex, ela é uma Nutricionista com especialização Funcional que tem como prioridade o seu bem estar e o equilíbrio de seu organismo.

 

Focada no resultado que você quer alcançar, ela dará dicas de como usar alimentos funcionais, além de orientar programas nutricionais específicos para a sua necessidade.

5 comentários

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